O bairro Bom Fim

As origens do bairro Bom Fim remetem ao antigo Campo da Várzea, uma área pública de 69 hectares que servia de acampamento para os carreteiros e na qual permanecia o gado destinado ao abastecimento da cidade.

O campo da Várzea converteu-se em Campo do Bom Fim devido à construção da Capela do Senhor do Bom Fim, iniciada em 1867 e concluída em 1872. Assim, o nome do pequeno templo – por extensão – acabou denominando todo o local. A avenida Osvaldo Aranha, espécie de marca registrada do bairro, era chamada, até 1930, de avenida Bom Fim.

Até o final do século XIX, não houve grandes alterações no local. Poucas casas velhas e algumas chácaras espalhavam-se na região. Todo o resto, segundo cronistas como Ary Veiga Sanhudo, “era bom mato, com excelente caça, onde inúmeras vezes encontravam seguro abrigo os escravos fugidos”. Após a Abolição muitos libertos, sem ter para onde ir, instalaram-se na região, que passou a chamar-se – extra-oficialmente – de “Campo da Redenção”.

Por volta do final da década de 1920, os primeiros membros da comunidade judaica começaram a se instalar ao longo da avenida Bom Fim. Algumas residências, pequenas lojas e oficinas deram início ao processo de povoamento efetivo do bairro. A diversificação
desse pequeno comércio acompanhou o crescimento natural da cidade, vindo o Bom Fim a constituir-se como bairro residencial e comercial, destacando-se as sofisticadas lojas de móveis e o tradicional brique da José Bonifácio.

A esse bairro “real”, caracterizado ainda pela boêmia e pela intelectualidade, Moacyr Scliar contrapõe, com saudade, o bairro “mítico”. O Bom Fim dos emigrantes judeus, de sua infância.

Apesar da atual diversidade de moradores, o Bom Fim permanece como símbolo da colonização judaica em Porto Alegre.

Porto Alegre: crônicas de minha cidade, p.108.
(Luciano Ávila)

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para O bairro Bom Fim

  1. elisabeth karam guimarães disse:

    Parabéns, Veronica pelas tuas iniciativas de aprimoramento no estudo da Lingua Inglesa! Desejo muito sucesso na nova casa e que realize todos os teus sonhos pra que tenhas uma vida plena na realização profissional e pessoal. Um grande abraço, boa sorte! Abrs, Beth

  2. elisabeth karam guimarães disse:

    Oi,Veronica! Dei uma passada rápida pelo teu site e fiquei louca pra saborear algumas delicias que ensinas ali! O chai é tudo de bom e ja fizeste num aniversário teu! É muita cultura geral e se aprende um pouco de english que ja tava bem esquecido! A operação foi em junho de 2011.Minha irmã também ficou preocupada ao receber coisas antigas do faceB.Eu não encontro mais o faceB. Desaprendi tudo!Grande abraço,bejos pra ti,pra Vicki e Vini.Boa sorte no curso! Beth

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s