Festas populares

Assim como no Brasil, o Carnaval é festejado em muitas partes do mundo. Nos Estados Unidos, essa festa é celebrada principalmente em Nova Orleans (Louisiania).

Festa de Mardi Grass, o Carnaval americano

Lá, o ponto alto de todos os festejos é o Mardi Grass, que acontece na terça-feira de Carnaval. Nas duas semanas anteriores, moradores e visitantes divertem-se nos inúmeros desfiles, com criativos “floats” que carregam participantes fantasiados, jogando confete nas multidões super animadas. As festas vão noite adentro, com muita música típica de Nova Orleans e comida que lembra a forte influência francesa que existe na região.

O Mardi Gras começou em Louisiania, organizado pelos colonizadores franceses. O primeiro de que se tem notícia aconteceu em 1699.

Já o Pancake Day (ou Shrove Tuesday), por sua vez, é uma tradição celebrada em países de língua inglesa, especialmente no Reino Unido. A data antecede a Quarta-Feira de Cinzas, primeiro dia da Quaresma e que, tradicionalmente, era uma época de jejum e orações entre os católicos. Por isso, na véspera do início do período de jejum, as pessoas utilizavam todo o açúcar, manteiga, ovos que tivessem disponíveis  em casa para fazer deliciosas panquecas.

O Pancake Day antecede a Quarta-Feira de Cinzas

O Pancake Day é festejado com diversão, jogos e, obviamente, muita comida. A atividade mais conhecida é o Pancake Day Race (Corrida do Dia da Panqueca), que acontece em Olney, Buckinghamshire desde o ano de 1445.

Tudo começou quando uma mulher estava cozinhando panquecas no Shrove Tuesday, para gastar todos os produtos perecíveis de sua cozinha antes da Quaresma. Enquanto ela ainda estava cozinhando, ouviu o badalar do sino, chamando os cristãos para a igreja. Não querendo se atrasar, a mulher correu para a Igreja com seu avental e a frigideira com uma panqueca ainda em sua mão. Mal sabia ela que estava começando uma tradição que já dura mais de 500 anos!

Tradição existe desde o século XV

Somente mulheres podem participar desta competição. Elas devem correr, com a frigideira na mão, um caminho previamente determinado e que termine numa igreja. Elas devem ter uma panqueca quente na frigideira e esta deve ser virada pelos menos três vezes antes que termine a competição. A primeira mulher a terminar a corrida e chegar à igreja com a panqueca é considerada vencedora. Ela então serve a panqueca ao “tocador do sino” e, como prêmio, é beijada por ele. É chamado “beijo da paz”. Esta corrida ainda acontece na Inglaterra e em  outros países.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Festas populares

  1. Ruahnna Sabrynna Pereira Godói disse:

    eu sei q naum vai ajudar, pois faz dias que estou procurando as festas populares dos eua e num achei. e é pra um trabalho sobre os eua
    putz !!!

  2. NAIARA disse:

    Procuro uma pergunta assim ”O que é o pancake day,quando acontece e quais sao suas festividades?”
    Alguem pode me ajudar a responder.?
    Att=NAIARA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s