Saint Patrick’s Day

Saint Patrick’s Day (ou Dia de São Patrício) é uma tradicional data cultural e religiosa da Irlanda, celebrada anualmente no dia 17 de março. O Saint Patrick’s Day marca a morte do missionário que introduziu o Cristianismo no país, no ano 461.

A data é oficialmente celebrada no calendário irlandês desde o século XVII e é um feriado nacional há pouco mais de 100 anos. Todo dia 17 de março, as pessoas vão às igrejas rezar, usam roupas verdes e trevos de três folhas, entre outras tradições.

Confira a origem de algumas delas:

– Trevo (shamrock): é o símbolo mais tradicional da festa. A planta de três folhas foi escolhida devido à lenda de que Saint Patrick usava-a para ilustrar a doutrina da Santíssima Trindade. Segundo essa ideia, Deus seria tanto o Pai, quanto o Filho e o Espírito Santo.

 

– Leprechanus: segundo a lenda, são os duendes guardiões de tesouros escondidos. Eles são homens pequenos e com frequência apresentados com roupas de sapateiro, com um chapéu redondo e um avental de couro. A palavra tem origem na antiga língua falada na Irlanda, o Gaélico: nesse idioma, “luchorpan” significa “homem pequeno”.

 

– Verde: é a cor símbolo da Irlanda, desde o século XIX. E provavelmente essa escolha deve-se ao fato de que a Ilha Esmeralda tem abundância de chuva e umidade ao longo do ano, o que faz com que a paisagem seja muito verde. Usar a cor é uma forma de homenagear a Irlanda e acredita-se que traz sorte.

 

– A cruz Celta: Saint Patrick tinha muita familiaridade com a língua e a cultura da Irlanda. Quando ele voltou ao país para converter os irlandeses ao Cristianismo, foi muito bem sucedido porque não tentou fazer com que os locais esquecessem suas antigas crenças. Ao contrário: Saint Patrick combinou as crenças antigas com as novas. Um exemplo disso é que o missionário adicionou o sol, que era um poderoso símbolo irlandês, à cruz Cristã (chamada de cruz Celta) para que o novo símbolo da cristandade parecesse familiar aos irlandeses.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Saint Patrick’s Day

  1. Lembro perfeitamente o SAINT PATRICK ‘S DAY de 2000, quando fui a NEW YORK pela primeira vez. Era SPRING TIME, período de férias da MARSHALL UNIVERSITY, onde eu fazia Curso de INGLÊS ,laureada com BOLSA ESPECIAL, para lecionar PORTUGUÊS aos gringos…..um dia ensolarado … ruas enfeitadas com bandeirolas verdes, Igrejas badalando seus sinos festivamente, casas comerciais e bares fechadas. À noite, o EMPIRE STATE BUILDING foi iluminado com a cor verde….A reverência ao Santo e o respeito pela cultura da Irlanda, me surpreenderam.Não esquecerei JAMAIS este SINT PATRICK ‘S DAY……..

  2. Matheus Machado Hoscheidt disse:

    Verônica!

    Não sei se ainda se lembra de mim, mas me chamo Matheus e participei por um tempo da “English Table” no Café da Oca, lembra? Fomos apresentados através do Igor Rabuske. Esses dias me lembrei das nossas conversas sempre tão agradáveis e procurei seu nome aqui, ao que prontamente encontro este blog. Como vão as coisas por aí? A English Table ainda existe? O Tom nunca mais voltou para Porto Alegre?

    Beijos e um forte abraço!!!!!

    • vbaumhardt disse:

      Oi Matheus !!!

      É claro que eu lembro de ti. Eu e o Tom gostávamos muito da participação de vocês, nas nossas English Tables. O Tom está bem, morando e trabalhando na Inglaterra. Mas eu estou pensando em ter, assim que for possível, um estrangeiro trabalhando comigo, novamente. Também quero retomar o projeto da English Table.
      Assim que tiver novidades, eu te aviso.
      Obrigada pela mensagem.
      Abr.
      Verônica C C B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s