Por que Big Apple?

Big Apple é um apelido bastante conhecido da cidade de Nova York, nos Estados Unidos. A expressão foi pela primeira vez usada na década de 20, na coluna de John J. Fitz Gerald no jornal “Morning Telegraph”.  Segundo Fitz Gerald, Big Apple é um termo afro-americano usado para se referir às corridas de cavalo em Nova Orleans.

O porquê disso? Bom, cavalos adoram maçãs, logo, as corridas apelidadas de Big Apple eram as mais importantes e que envolviam a maior quantidade de dinheiro. Já as corridas menos prestigiadas eram apelidadas de “circuito do telhado furado” ou “argola de touro”.

Não por acaso, em sua primeira coluna Fitz Gerald dizia: “Ah, Big Apple! O sonho de cada jovem que alguma vez já montou um puro-sangue e o objetivo de todos os cavaleiros. Só há uma Big Apple. E ela é Nova York.”

Na década seguinte, Big Apple se tornou o nome de uma boate no bairro de Harlem, em Manhattan – e o próprio Harlem era chamado de “Apple”. Depois, surgiram outros estabelecimentos comerciais que usavam o mesmo nome.

Como se pode ver, a expressão surgiu por acaso, mas não foi por acaso que ela se popularizou. Nos anos 70, a Secretaria de Turismo de Nova York resolveu reavivar o apelido, com campanhas que envolviam celebridades da TV, dos esportes e executivos de diversas áreas.

O nome logo se tornou popular e se espalhou pelos Estados Unidos. Hoje, falar em Big Apple é falar de Nova York.


FONTE: 
etimologista Barry Popik, que contribuiu para livros como Oxford English Dictionary, Dictionary of American Regional English e Dictionary of Modern Proverbs.

Esse post foi publicado em Cultura e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s