O Dia das Crianças no mundo

Na maioria dos países, o Dia das Crianças é celebrado em 20 de novembro – data em que a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Declaração dos Direitos das Crianças, em 1959. O texto determina que as pessoas nessa etapa da vida tenham direito a afeto, amor, compreensão, alimentação, cuidados com a saúde e educação gratuita, independente de raça, credo, cor ou sexo.

No Brasil, a comemoração acontece dia 12 de outubro em função de um decreto proposto pelo deputado federal Galdino do Valle Filho, na década de 20.

Em 1960, a data se fixou comercialmente por causa de uma campanha feita pela fábrica de brinquedos Estrela. O objetivo era aumentar as vendas para esse público. As metas da empresa foram atingidas e, nas décadas seguintes, foram lançados brinquedos como a boneca Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo, o boneco Falcon e o jogo Genius.

Confira outros países que são exceção :

Índia: a comemoração acontece em 14 de novembro, aniversário de Jawaharlal Nehru, primeiro-ministro do país. Nessa data, a Índia se tornou independente do Reino Unido.

Portugal e Moçambique: dia 1º de junho.

Nova Zelândia: o Dia das Crianças é sempre no último domingo de outubro. A cada ano, elas escolhem um animal nativo do país para homenagear.

Japão: a comemoração acontece separada – para os meninos, é em 5 de maio, o Tango no Sekku (Dia dos Meninos). Nesse dia, são usados capacetes de guerra tradicionais para que as crianças cresçam fortes e saudáveis. Já as meninas comemoram no dia 3 de março com as tradicionais festas das bonecas, conhecidas como “Hina Matsuri”.

Fonte: sites Brasil Escola e Coletiva.net

Esse post foi publicado em Cultura e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s